REFERATÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DA EAD PÚBLICA BRASILEIRA
Um Referatório é um site na web que não faz o armazenamento dos recursos propriamente ditos, mas organiza o acesso a repositórios que detêm recursos sobre determinado assunto. Buscando divulgar a produção de objetos de aprendizagem e recursos educacionais digitais das instituições públicas, reunimos aqui os links para os mais diversos repositórios instituições, focando naqueles voltados à educação a distância pública.
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são o vórtice do movimento universal em prol do direito de todos à educação, da democratização do acesso ao conhecimento, da produção de modos de vida mais equitativos e saudáveis. REA sustentam Práticas Educacionais Abertas (PEA) fundamentadas em princípios como colaboração em rede, coautoria, revisão entre pares, interatividade e interação social. REA são, portanto, alicerce de PEA, compreendidas como essenciais para aprendizagem ao longo de toda a vida, tanto em processos formais quanto informais. Sob os auspícios do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) é uma obra dentre as várias iniciativas para “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Primeira vídeo-animação brasileira sobre Recursos Educacionais Abertos. Uma parceria da Open Knowledge Brasil (OKBr), o Instituto Educadigital (IED), o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e a Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL). A iniciativa é um dos resultados do projeto MIRA – Mapa Interativo de Recursos Abertos.
Aprenda sobre REA – Recursos Educacionais Abertos. Caderno para Professores. Este caderno foi feito com foco no professor do ensino básico, mas pode ajudar qualquer pessoa que queria uma introdução a Recursos Educacionais Abertos. REA é um movimento que envolve grupos e instituições do mundo todo, principalmente pessoas envolvidas com educação, cultura, política, e economia. São professores, alunos, artistas, legisladores, e outros interessados no livre acesso e compartilhamento de conhecimento, e na crença de que todos têm direito a uma educação de qualidade. educaçãoabert.org
PORTARIA Nº 300, DE 19 DE ABRIL DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Legislação MEC sobre Recursos Educacionais Abertos. Define critérios e procedimentos para a recepção, avaliação e distribuição de recursos educacionais digitais abertos ou gratuitos voltados para educação básica em programas e plataformas oficiais do Ministério da Educação.
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) by Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques, Daniele da Rocha Schneider, Rogério Tubias Schraiber, Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann, Taís Fim Alberti, Maríndia Mattos Morisso, and Andrea Ad Reginatto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License, except where otherwise noted.