Foi desenvolvido e disponibilizado pela equipe do Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (Nate) o Manual do WebConf para docentes.
Nele, há diversas informações que poderão ajudar com as dúvidas dos docentes.
Está disponível para download gratuito a edição atualizada do e-book Acessibilidade em Ambientes Virtuais. O material reúne dicas de boas práticas para auxiliar a produção de materiais e a adaptação do ensino no ambiente virtual para pessoas com baixa visão, cegas, portadoras de deficiência auditiva e surdas.
Ensino remoto - Minhas estratégias de ensino em tempos de coronavírus. Ricardo Biloti. Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC).
Esta cartilha foi escrita para atender à necessidade de replanejar atividades acadêmicas presenciais e adaptá-las para ambientes não presenciais. Esta mudança
envolve o uso de soluções e práticas totalmente remotas de ensino e de aprendizagem.
Sob o ponto de vista didático, esta reconfiguração não se enquadra no modelo da Educação a Distância: é uma alteração excepcional e temporária nos currículos,
composta por atividades no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da UFSC, a plataforma Moodle, a fim de desenvolver habilidades e competências dos estudantes.
Nesse cenário, as tecnologias de comunicação e informação devem ser efetivamente utilizadas como recursos de aprendizagem, a critério dos docentes e dos
colegiados dos departamentos, para que os estudantes tenham acesso a diversas informações e espaços de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos.
Organização e Edição: Luciano Patrício Souza de Castro. UFSC. 2020.
Sugestões para dar acesso, para pessoas com deficiência visual e dislexia, a documentos de texto (textos eletrônicos) e interfaces web. Professora Fabiane Beletti. UFPel. 2020.
Vídeo do Fórum Inovações pedagógicas com o uso da tecnologia: ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. UFRGS. 2020.
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são o vórtice do movimento universal em prol do direito de todos à educação, da democratização do acesso ao conhecimento, da produção de modos de vida mais equitativos e saudáveis. REA sustentam Práticas Educacionais Abertas (PEA) fundamentadas em princípios como colaboração em rede, coautoria, revisão entre pares, interatividade e interação social. REA são, portanto, alicerce de PEA, compreendidas como essenciais para aprendizagem ao longo de toda a vida, tanto em processos formais quanto informais. Sob os auspícios do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o e-book Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) em Recursos Educacionais Abertos (REA) é uma obra dentre as várias iniciativas para “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Página do Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS. Página com documentos, ferramentas, dicas, livros, artigos, trabalhos acadêmicos e extenso material de apoio sobre Acessibilidade. 2020.
Recursos para Comunicação Alternativa. Este fascículo do Portal de Ajudas Técnicas para Educação trata de recursos para a comunicação alternativa e tem por finalidade apoiar a escola e contribuir como profissional da educação no sentido de encontrar soluções para maximizar, em situações educacionais, a comunicação entre o professor e o aluno com necessidades educacionais especiais de comunicação. Portal de Ajudas Técnicas para Educação. Eduardo José Manzini e Débora Deliberato.
Cursos e-Mag – Modelo de Acessibilidade – Desenvolvedor. O curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. Nesse curso, você poderá aprender o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, além de algumas práticas de desenvolvimento Web acessível.
Aprenda sobre REA – Recursos Educacionais Abertos. Caderno para Professores. Este caderno foi feito com foco no professor do ensino básico, mas pode ajudar qualquer pessoa que queria uma introdução a Recursos Educacionais Abertos. REA é um movimento que envolve grupos e instituições do mundo todo, principalmente pessoas envolvidas com educação, cultura, política, e economia. São professores, alunos, artistas, legisladores, e outros interessados no livre acesso e compartilhamento de conhecimento, e na crença de que todos têm direito a uma educação de qualidade. educaçãoabert.org
Ensino Remoto Emergencial: Orientações básicas para elaboração do plano de aula – SEDIS/UFRN. EMENTA: Ensino remoto: abordagem conceitual. Planejamento e plano no ensino remoto: orientações básicas para elaboração do plano de aulas em situação emergencial. Estratégias metodológicas para o ensino remoto. UFRN
Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas – SEDIS/UFRN. EMENTA: Ensino remoto. Competências e habilidades do professor. Princípios da aprendizagem. Design para oferta de conteúdo educacional no ensino remoto. UFRN.